sexta-feira, 9 de abril de 2010

Perfil astral

Conforme a data do meu nascimento (21/07) sou do signo de câncer, ou caranguejo. Assim como os caranguejos tenho a casca dura, com o corpo totalmente protegido por uma carapaça e cinco pares de patas, o primeiro dos quais transformado em fortes pinças. A couraça do caranguejo serve, principalmente, para a defesa. O caranguejo, assim como o canceriano, é mole por dentro.

Segundo a Wikipedia, cancerianos são tímidos, misteriosos, e muito ligados às tradições. O humor do canceriano é extremamente mutável e em ocasiões tende a ser rabugento e agressivo, uma vez que sua necessidade de autodefesa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma de suas características fundamentais. Oscila entre o júbilo e a depressão. Os cancerianos são muito fechados e costumam ser muito capacitados intelectualmente, extremamente ligados às artes, à música e à poesia. Na verdade, o canceriano é um chato que adora um drama. E tem uma tendência natural à alternância de personalidades. A Tara deve ser canceriana.

Um exercício interessante é o da desconstrução do canceriano. A do caranguejo, o bicho, costuma ser feita a marteladas. Só na base do porrete se chega ao interior mole e são poucos os que não gostam. Os mais preguiçosos já compram o caranguejo "catado" no mercado de peixes. Para se desconstruir um canceriano não precisa martelo. Até porque se você chegar com um martelo perto de um canceriano ele vai sair correndo. Qualquer pessoa com instinto de sobrevivência tende a fugir quando vê um martelo se aproximando, acredito.

O processo de fragmentação do canceriano é mais sutil, e se dá em etapas. À primeira vista um nativo de câncer (principalmente aqueles que, como eu, têm o signo de touro por ascendente) aparentam ser indóceis, agressivos e arredios. Com o verbo afiado. É tudo mentira. É tudo defesa. Mas o canceriano não pode saber disso. Para ele, armadura vestida é sinal de proteção. Tente tirar a armadura de uma vez só e você ganha um beliscão. Ele tem pinças, lembra? Cancerianos se desconstroem em etapas.

Seja inteligente, aprenda a trabalhar em um editor de imagens e descubra o que são layers. Canceriano funciona em layers, muitas vezes com várias camadas ocultas. Desnude-o devagar, sem pressa. A pressa é inimiga do canceriano, ser que gosta de culinária e que entende que todos os pratos têm um tempo ideal de cozimento. Mas que sabe que se cozinhar demais passa do ponto, queima.

Deixe-o achar que consegue controlar tudo. Canceriano detesta quando algo ocorre fora do programado, foge do padrão ideal que ele tem na cabeça e você, lógico, não sabe qual é. Problema seu, compre uma bola de cristal. Cancerianos são geniosos e difícieis de domar. E nada garante que, uma vez nos trilhos, ele não vá ficar novamente indócil. Canceriano é um animal de fases. Que vira e mexe adora subverter todas as regras do jogo, só para ficar mais divertido.

Por fim, perca o medo. Cancerianos acreditam em horóscopo mas não o seguem. E costumam ser mais simpáticos do que aparentam ser. Eu mesmo já ouvi de hoje grandes amigos que, quando me conheceram, me achavam totalmente insuportável. Na verdade eu o sou, mas me tornei um chato socialmente aceitável. Em tempo: de todos os caranguejos, o meu preferido é o guaiamum.

3 comentários:

Sérgio Sudsilowsky disse...

Gostei do seu texto, Celo, bom! Eu tive uma fase "astral" no meu blog tb, mas tanto a fase - como o blog - acabaram abandonados...

Bj

Sérgio sudsilowsky

shikida disse...

canceriano sem lar...

Paulandre disse...

Cancerianos são 'matronas'. Fazem bom pão, brigam, mas sabem acolher na hora certa e dar um beijo!