terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O teste que ninguém faz

Na coluna do lado existe uma caixa de perguntas que posso ou não vir a responder. Como sou uma pessoa solicitadíssima em meu anonimato, as duas questões que recebi até agora foram respondidas. A terceira pergunta é automática do formspring; respondi porque achei interessante. Existem duas outras lá: "Se a sua casa se incendiasse e você pudesse salvar apenas três coisas, quais seriam?", e "Qual é a coisa mais bonita que alguém já fez para você?"; as quais ainda não pensei uma resposta convincente, mas salvaria minhas cachorras.

Ontem, na caixa, um anônimo quis saber de quem era a cama de que gostei. Disse que continua sendo a minha, gosto bastante da cama em que durmo. Inclusive lembrei de que preciso trocar o colchão. E também me perguntei se alguém troca mesmo o colchão periodicamente. Procurando pela internet vi que devemos mudar o colchão, dependendo da marca, em um intervalo de cinco a doze anos. O meu já passa disso, tenho certeza.

Lembrando da série Os Normais, existe um episódio em que a Fernanda Torres resolve pintar o cabelo de louro. Ela pega a bula da tinta, começa a ler e, se você pinta o cabelo sabe, está lá o que ela chama de "teste que ninguém faz". Para ver se a tinta dá alergia. Obviamente a Vani (eu ia contextualizar que era a personagem da Fernanda, mas é dispensável) é daquelas mulheres alérgicas a amônia e fica toda queimada por não ter feito o teste.

Pensando nisso, ajeitei uma pequena lista de coisas que a gente não faz, mas deveria. A gente, no caso, fica sendo eu mesmo. Protetor solar é o primeiro item. Eu não assisti o vídeo do Pedro Bial, portanto nunca lembro de passar. O mesmo para hidratantes, antirrugas (a nova ortografia deixou a palavra péssima) e quaisquer outros cosméticos que não sejam sabonete, creme dental, xampu e condicionador. Como parei de pintar o cabelo, o teste da tinta não se aplica. Mas, shame on me again, fio dental confesso que tenho preguiça da rotina religiosa. Podem gongar e dizer que sou nojento.

Trocar não só o colchão, também o travesseiro. Levar sacola retornável para o supermercado é mais complexo. Eu teria de planejar as compras, e normalmente faço supermercado quando já estou na rua e lembro de algo. Parar de roer as unhas. Fazer a barba mais de uma vez por semana. Cortar o cabelo todo mês. Doar as roupas velhas confortáveis, tirar do armário tudo o que não uso mais. E, principalmente, não ir parecendo um mendigo para o trabalho.

E você, também tem uma lista do que não faz?

2 comentários:

Samuca disse...

Não vira escritor porque não quer. è uma escrita muito fina. Adoro! Bjs.

Clarice disse...

tenho, mas não fiz...

e dizer q concordo com o samuca é chover no molhado, mas sou brasileira e não desisto nunca!